segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Grécia-Parte 1


GRÉCIA : Berço da Cultura Oriental

Os habitantes da Grécia Antiga (ou Hélade) ocupavam as terras banhadas pelo Mediterrâneo.
-       Um conjunto de civilizações:
A civilização grega teve influência cultural de inúmeras civilizações como: cretense, que chegou ao apogeu por volta do ano de 1700 a.C.
Um século depois, uma catástrofe natural, provavelmente um terremoto, teria destruído esta civilização.
Por volta do ano 1400 a.C., os aqueus conquistaram a Ilha de Creta e aí plantaram muitos elementos de sua cultura, criando a civilização micênica, que fundou cidades ricas em ouro e com pequenos reinos. Acredita-se que aprenderam com os cretenses a arte do comércio marítimo.
Um dos últimos grupos helênicos a chegar à Grécia foi o dos dórios, aproximadamente entre 1100 a.C. e 800 a.C. Guerreiros eficientes, dotados de armas de ferro, eles provocaram a decadência da civilização micênica.
Com a chegada dos dórios, muitas mudanças ocorreram na Grécia. A produção passou a ser de subsistência, com exploração da mão-de-obra-familiar, auxiliada por uns poucos assalariados e também por escravos; a arte e a escrita e a escrita quase desapareceram; o artesanato decaiu; as requintadas armas de bronze foram aos poucos sendo substituídas por artefatos mais grosseiros, porém resistentes e mortíferos, feitos de ferro; e o sepultamento em magníficos túmulos foi substituídos pela cremação simples.
Nesse período, a população passou a se  organizar em genos: pequenas propriedades rurais cujos membros acreditavam descender de um ancestral comum(herói ou deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário