quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ártico



O ártico

O Ártico tem dois ecossistemas diferentes. No extremo norte, há um mar gelado dominado por uns poucos mamíferos marinhos, como ursos-polares, baleias, morsas e focas. Esse ambiente é conhecido como “alto Ártico”.
No sul, a tundra – mais quente e ensolarada – possui um ecossistema mais rico e abriga uma diversidade bem maior de animais, pássaros, insetos e plantas. Embora a maioria das espécies do Ártico esteja adaptada à vida tanto na calota polar quanto na tundra, apenas algumas, como o urso-polar, circulam pelos dois ambientes.

AS LEBRES-DO-ÁRTICO

As lebres-do-ártico são brancas durante todo o tempo e se camuflam na neve. A ponta de suas orelhas é preta, talvez para absorver a luz solar e manter as orelhas aquecidas.
Geram entre 2 a 5 filhotes por ano e o tempo de gestação é de aproximadamente 50 dias.


Cadeia alimentar do alto Ártico

    P                           C1               C2           C3        C4               C5
FITOPLÂNCTONS -> ZOOPLÂNCTONS ->PEIXES *->FOCAS ->Ursos-Polares -> Homem

LEGENDA:
P = Produtor  OU  primeiro nível trófico
C1 = Consumidor Primário  OU  segundo nível trófico
C2 = Consumidor Secundário  OU  terceiro nível trófico
C3 = Consumidor Terciário  OU  quarto nível trófico
         C4 = Consumidor Quartenário OU quinto nível trófico
         C5 = Consumidor de quinta ordem  OU  sexto nível trófico
         * = também serve de alimento para o pássaro, que é um C3.
 OBS : AS FOCAS SERVEM DE ALIMENTO PARA O HOMEM

PRODUTORES

Na base da cadeia, os fitoplânctons (algas microscópicas). Estes capturam a energia solar e a transformam em energia (glicose).

Consumidores Primários

Os zooplânctons são seres microscópicos que se alimentam de fitoplânctons.

Consumidores Secundários

Os peixes como o bacalhau e a truta-do-ártico, devoram os zooplânctons.

Consumidores Terciários

Os pássaros marinhos e as focas se alimentam de peixes.

Consumidores Quaternários

Os ursos-polares comem quase tudo que estiver abaixo deles na cadeia, de focas até baleias.

Consumidores de quinta ordem

Os povos do Ártico (homens) alimentam-se de peixes, mas também caçam ursos e focas por causa da carne e das peles.


IMPORTANTE!!!!

O nível do mar pode subir 1 metro até 2100, em parte porque a Groenlândia está começando a derreter.

Animais ameaçados no Ártico

Um Ártico com menos gelo seria um lugar diferente. Os ursos-polarea caçam no gelo flutuante e usam esses blocos para se deslocar. As focas e morsas dão à luz seus filhotes sobre o gelo e descansam nele quando não estão na água. Num Ártico mais quente, esses animais podem se extinguir.

Turismo

Os cruzeiros para o norte gelado estão se tornando comuns, levando poluição, barulho e confusão com eles. Mas a região isolada que os turistas querem ver está mudando.

Indústrias

As indústrias de gás e petróleo causam poluição e levam mais gente à região. Com isso, os povos nativos se tornam minorias em sua própria terra. A redução do mar congelado facilita o transporte maritimo e o acesso aos recursos naturais, o que pode gerar vazamentos de óleo frequentes.

Glaciares

Existem enormes glaciares em terras continentais localizadas mais ao sul: são rios congelados que cortam as montanhas de lugares como a Groenlândia e a Noruega. Quando o Ártico esquenta, os glaciares também começam a derreter e escoam para o mar, piorando o problema.

O ECOSSISTEMA DA TUNDRA

Entre a região gelada do norte do Ártico e as florestas mais ao sul, há uma faixa territorial chamada tundra. Esta é fria demais para permitir o crescimento de árvores, exceto por algumas espécies anãs que crescem ao sul. A tundra cobre 4% da superfície da Terra.

O QUE É PERMAFROST???

A tundra cresce sobre uma camada de solo congelado conhecida como permafrost, que fica 50 centímetros abaixo da superfície. Sobre ele, há uma faixa de solo que congela no inverno e degela no verão.


ANIMAIS E SUA ADAPTAÇÃO

A tundra é um bioma bastante frio, com poucas chuvas e uma curta estação em que as plantas florescem. Essas plantas têm um crescimento lento para escapar do vento. Os animais são adaptados ao rigoroso inverno : eles se reproduzem e se desenvolvem rapidamente durante o curto verão. Muitos pássaros migram para a região para acasalar no verão e, depois, voam para regiões mais quentes.


A CADEIA ALIMENTAR DA TUNDRA

PRODUTORES
As plantas usam a luz solar para transformar o ar, a água e os nutrients do solo em alimento, fornecendo energia para toda a tundra.

CONSUMIDORES PRIMÁRIOS
O elo seguinte da cadeia são os animais herbívoros (caribus, lemingues e gansos, por exemplo), que comem as plantas.

CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS
São carnívoros que se alimentam dos consumidores primários. Fazem parte desse grupo: lobos, raposas, corujas e animais insetívoros.

CONSUMIDORES TERCIÁRIOS
Os ursos-pardos comem plantas e frutas, mas também devoram qualquer carne disponível, incluido alces, caribus, lebres e peixes.

DECOMPOSITORES
Fungos e organismos microscópicos decompõem a matéria morta e os dejetos orgânicos, fazendo-os voltar para o solo para que o ciclo da vida possa recomeçar.

Um comentário: